sexta-feira, 30 de novembro de 2012


Eduardo Suplicy chora ao lamentar morte do jornalista Joelmir Beting

Enviar notícia por e-mail Imprimir
 
Da Redação
Em discurso emocionado no Plenário, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) fez uma homenagem ao jornalista Joelmir Beting, que morreu na madrugada desta quinta-feira (29), aos 75 anos,  em consequência de um acidente vascular encefálico hemorrágico (AVE) ocorrido no domingo. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 22 de outubro.
Ao traçar um histórico da vida pessoal e profissional de Joelmir Beting - que, de boia-fria aos sete anos no interior paulista, tornou-se a um dos principais jornalistas de economia do país -, Suplicy disse que teve a felicidade de conviver com ele quando se tornou redator de assuntos econômicos do jornal Folha de S. Paulo, de 1976 a 1980.
- Como todos os brasileiros, passei a respeitá-lo e admirá-lo por sua extraordinária dedicação à profissão e pelo comprometimento ético – afirmou Suplicy, que lembrou a paixão do jornalista pelo Palmeiras e o fato de Joelmir Beting ter sido um dos responsáveis pela introdução do jornalismo econômico no rádio, nos anos 70, e na televisão, na década seguinte.
O senador disse que o filho de Joelmir, o também jornalista Mauro Beting, estava no ar pela Rádio Bandeirantes, na madrugada desta quinta-feira, quando recebeu a notícia da morte do pai.
Eduardo Suplicy foi às lágrimas ao ler a carta escrita por Mauro em homenagem a Joelmir. “Nunca vi meu pai como um super-herói. Apenas como um humano super. Só que jamais imaginei que ele pudesse ficar doente e fraco de carne. Nunca admiti que nós pudéssemos perder quem só nos fez ganhar.”, leu Suplicy.
Emocionado, o senador interrompeu a leitura do texto várias vezes, mas ressaltou que fez questão de ler a carta porque Joelmir foi “um exemplo formidável de ser humano, avô e pai”. Suplicy também apresentou pedido de voto de pesar pela morte do jornalista.
Em aparte, a senadora Ana Amélia (PP-RS) disse compreender a emoção do colega, acrescentando que a relação amorosa de pai e filho está faltando na sociedade moderna.
O senador Welington Dias (PT-PI), por sua vez, também disse ter tido o privilégio de estar com Joelmir Beting e manifestou sua admiração pelo jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário