TSE salva Rosalba de perder capitania de Maia
Afastada do cargo de governadora do Rio Grande do Norte por abuso de poder econômico, Rosalba Ciarlini recuperou no TSE, por lliminar, o direito de permancer no cargo; a medida foi concedida pela juíza Laurita Vaz; padrinho da governadora, presidente nacional do DEM, José Agripino Maia, é a voz de comando do governo Rosalba, dominando por meio de correligionários os principais cargos de primeiro escalão; seu pai, Tarcisio Maia, foi governador indicado (1975-1979), seu tio Lavoisier Maia ocupou o cargo e ele próprio foi governador duas vezes, além de ter sido eleito senador em outras quatro ocasiões; agora, com apenas 7% de aprovação para a sua gestão, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje, afilhada Rosalba é a governadora com pior avaliação no PaísRosalba é a política à frente do senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, no governo potiguar, que ele já ocupou duas vezes depois de seu tio Lavoiser Maia e antes da mulher desta, Vilma Maia. Não por coincidência, Mossoró, onde Agripino nasceu, é também o maior curral político do senador, que comanda, por meio de correligionários, os principais postos da máquina do Estado.
Rosalba passou os dois últimos dias, desde o afastamento determinado pela Justiça, afirmando despachar de sua própria casa e circulando por Brasília para obter um recurso para permanecer no poder. Agripino Maia, nesta batida, deu-lhe apoio político. Na quinta à noite, ela obteve a liminar que pode savar-lhe o mandato até depois do recesso do Judiciário.
Sem o Rio Grande do Norte, o DEM perderia seu último bastião de governo estadual. Um fracasso humilhante para Agripino que, ao estilo do ex-senador Demóstenes Torres, cassado por seu pares por tráfico de influência, usa e abusa do discurso da moralidade.
Rosalba apareceu como última classificada entre os 27 governadores em pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje, com apenas de 7% de índice de 'ótimo' e 'bom' para sua gestão e 13% de aprovações à imagem pessoal, o que significa indiferença ou rejeição para 87% dos entrevistados.
Abaixo, notícia do site do TSE:
Ministra Laurita Vaz concede liminar para manter no cargo governadora do RN, Rosalba Ciarlini
A governadora teria beneficiado indevidamente uma candidata à Prefeitura da cidade de Mossoró e, dessa forma, teria cometido abuso de poder político e econômico.
O deferimento da liminar foi pleiteado em mandado de segurança impetrado por Ciarlini, na manhã desta quinta-feira, para suspender a sentença do TRE-RN. Caso a decisão da relatora, ministra Laurita Vaz, não fosse proferida hoje, nesta sexta-feira (13), a governadora teria de ser afastada do cargo, em cumprimento à decisão do tribunal eleitoral de seu Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário